FAGV recebe dados técnicos para intensificar oposição a majoração do ICMS
A Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV) recebeu os deputados estaduais Felipe Camozzato (Partido Novo), Patricia Alba (MDB) e Rodrigo Lorenzoni (PL), em reunião-almoço realizada na última quinta-feira (26), em Porto Alegre. O objetivo foi embasar a oposição do comércio ao aumento do ICMS, no Rio Grande do Sul. O presidente da CDL Santa Maria e vice-presidente da FAGV, Márcio Rabelo, participou do encontro.
Além das usuais manifestações contrárias à majoração da alíquota do ICMS, as autoridades políticas e empresariais presentes também apresentaram dados técnicos que fundamentam a oposição à proposta do governador Eduardo Leite.
O economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, afirma que, mesmo em um cenário conservador para o restante do ano, a expectativa é de que a arrecadação do ICMS ultrapasse os R$50 bilhões. O que representa mais de R$5 bilhões em relação a 2023.
Além de Frank, os deputados Felipe Camozzato e Rodrigo Lorenzoni também projetaram estudos que convergem para um mesmo ponto: o problema histórico do RS não é a arrecadação de impostos, tendo em vista que a carga tributária do Estado é historicamente mais elevada que a média do Brasil.
O que pode ser feito?
É consenso que o equilíbrio fiscal se faz necessário. E a defesa é de que ele deve ser feito através da contenção de despesas e aquecimento da atividade econômica. Não através do aumento do ICMS não é o caminho correto a ser seguido. Confira abaixo alguma das soluções propostas pelos deputados presentes na reunião:
-
Avanço da Lei de Liberdade Econômica
-
Melhoria do ambiente de negócios
-
Desburocratização
-
Reduzir secretarias de Estado (hoje são 27)
-
Diminuir cargos comissionados (hoje são mais de 4,7 mil CCs)
-
Rever funções de EGR, Daer e Secretarias de Transportes
-
Extinção da Procergs e da TVE
-
Finalização da privatização da CRM
-
Venda do Palácio das Hortênsias
-
Aprovação do PL 150/2023, que trata sobre a revisão de gastos
-
Regulamentação das apostas esportivas e da Lotergs
-
Elaboração e aplicação de um plano de irrigação
-
Elaboração e aplicação de um plano logístico com hidrovias e ferrovias
-
Elaboração e aplicação de planos de investimentos regionais
-
Incentivo ao setor do Turismo, sob o ponto de vista estratégico
-
Implementação de programa de recuperação de créditos tributários.
Pensando nisso, a CDL Santa Maria irá produzir, a partir da próxima semana, uma série de reportagens com algumas das soluções apontadas por autoridades políticas e entidades empresariais do Estado. Confira no site cdlsm.com.br e no instagram @cdlsantamaria.
Texto: Maria Eduarda Baldin com edição de Guilherme Bicca
Foto: Divulgação/FAGV