AGV projeta retomada do comércio após 1º trimestre em queda
Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) aponta para uma queda de 0,8% no comércio durante o primeiro trimestre de 2015, o menor Ãndice do perÃodo desde 2003. Para a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), o levantamento reflete o cenário delicado enfrentado pelo setor nos últimos anos e de modo especial nestes três primeiros meses marcados pelo pessimismo e pela elevação das taxas de juros. âReduziram  muito as vendas de produtos de maior valor, ocasionando uma sequência de meses negativosâ, afirma o presidente Vilson Noer.
Entretanto, a entidade vislumbra uma retomada nas vendas a partir do segundo semestre. âCom a chegada do inverno e o Dia dos Namorados teremos um perÃodo de consumo mais voltado para produtos perecÃveis e de valores menores como artigos de moda (roupas, calçados, cosméticos, decoração), o que deverá gerar uma certa alteração no perfil de consumo em momentos de crise e que poderá criar um ambiente mais otimista para o varejo gaúchoâ, acredita Noer.
O dirigente ressalta que a percepção da última reunião de diretoria da AGV, realizada na terça-feira (12) com 30 representantes de entidades varejistas do Rio Grande do Sul, foi de que pela importância das safras agrÃcolas na economia local, o segundo semestre será mais favorável para os comerciantes em todas as regiões do Estado.