Setembro amarelo: CDL SM valoriza a vida
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM) é parceira nas ações do Centro de Valorização da Vida (CVV) por isso está engajada nas atividades do Setembro Amarelo, um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicÃdio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. De cada suicÃdio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difÃceis de serem reparadas.
O suicÃdio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicÃdio.
O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP â Associação Internacional pela Prevenção do SuicÃdio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou sÃmbolos amarelos.
No Brasil, uma das instituições que está trabalhando pela causa neste ano é o CVV. Os 70 endereços do CVV em todo o paÃs vão colocar uma faixa amarela na sua fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municÃpios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.
10 de setembro é Dia Internacional de Prevenção do SuicÃdio - definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)
Como ajudar: Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a fanpage do CVV (https://www.facebook.com/cvv141) poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
Na foto acima, uma ação do CVV de Santa Maria, que instalou painel na ponte do Vale do Menino Deus.