Um dia para conscientização sobre Autismo
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDLSM), além de atuar em prol do desenvolvimento do comércio local e regional, também apoia causas de interesse da comunidade, como é o caso da instituição Mundo Novo Educação Especial, que promove a campanha de Dia Mundial da Conscientização do Autismo, pedindo mais atenção da sociedade para esse transtorno. Pois um dos maiores desafios para essas pessoas é desenvolver as suas potencialidades, buscando independência no seu dia a dia, e que a sociedade compreenda melhor essa condição.
Por isso, neste dia 2 de abril, mais do que nunca é preciso enfatizar a importância da conscientização quanto ao autismo. A CDLSM e o Mundo Novo Educação Especial convidam lojistas para que as empresas e equipes de colaboradores se juntem nessa campanha. A ideia é que, na semana as vitrines sejam decoradas ou sinalizadas com a cor azul, a fim de demonstrar a importância da conscientização quanto ao autismo.
A cor Azul â O azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino, sendo quatro meninos para uma menina. Por isso, no dia 2 de Abril â Dia Mundial de Conscientização do Autismo muitos monumentos de várias partes do mundo ficam iluminados nessa cor.
O quebra cabeça â Representa a particularidade e complexidade do autismo.
A fita de conscientização â A fita com peças em formato de quebra-cabeça coloridas, representa a particularidade e a complexidade do autismo. Recentemente passou a ser utilizado para sinalizar a prioridade de pessoas e familiares de pessoas com TEA nos espaços públicos e privados.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a capacidade de se comunicar, de interagir socialmente e que gera padrões de comportamentos restritos, acometendo uma a cada 68 pessoas. No Brasil estima-se que existam 2 milhões de pessoas com autismo, incidência maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. A prevalência é maior em meninos, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina.