
O ano de 2016 não foi muito agradável para a economia em um âmbito nacional. Um cenário polÃtico conturbado refletiu diretamente nos setores de produção, geração de emprego e renda, e de vendas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDLSM) sempre trabalhou para fortalecer o varejo local, trazendo aos seus associados e a comunidade em geral, alternativas com a finalidade de driblar as dificuldades encontradas. Palestras, cursos, a criação da Faculdade para o Varejo em parceria com a Fisma, a realização da Convenção Regional do Varejo, entre outros projetos foram executados durante o ano com este objetivo.
No entanto, para 2017, a diretoria da entidade espera que novos ares possam trazer um estabilidade econômica e melhoria para as vendas do comércio de Santa Maria e região.
Conforme o presidente Ewerton Falk, o ano de 2017 chega com a expectativa de uma melhora em todos os setores, no entanto, ele salienta que o empresário deverá ter muito cuidado para administrar o seu negócio durante este perÃodo que será de renovação.
âNão será de uma hora para outra que iremos retomar o crescimento. Ainda estamos passando por uma certa dificuldade de recuperação. à preciso ter habilidade na hora de negociar, tanto com fornecedores quanto com clientes, pois é preciso estar muito atento a realidade do mercado, uma vez que, é o mercado quem estabelece preços. A CDLSM está sempre à disposição para projetos e ideias que possam resultar em benefÃcios a todosâ, ressalta o presidente.
Outros diretores lojistas também explanaram seus pensamentos quanto a expectativa do setor para o ano que se aproxima. Confira:
âExpectativa de otimismo, acreditando que o Brasil vai encontrar o seu caminho. Sabemos que será um ano de muitos desafios, mas acreditando sempre na força do trabalho honesto e digno. Para nós em especial, será um ano de comemoração, pois nossa empresa completa 60 anos neste ano de 2017. E também porque estamos acreditando no novo empreendimento da cidade, que é o Shopping Praça Nova e que estaremos presente nele. Desejamos á todos um ótimo 2017!â
Cláudia Gaiger, diretora de promoções
âNossa expectativa é de um 2017 com retomada do crescimento e com bastante solidez. Esta percepção está embasada em alguns aspectos macro e microeconômicos que já acenam para uma sensÃvel melhora econômica, o que reflete diretamente no consumo.
Nosso setor primário está com suas commodities valorizadas e consumidas em alta escala. A desoneração do crédito joga mais recursos no mercado e os demais setores econômicos apontam para uma retomada do crescimento.
Não podemos esquecer que as turbulências econômicas são cÃclicas, e estamos convencidos do fim deste, o que motiva e transmite confiança ao consumidor. Nossas ações futuras estão alicerçadas nessas premissas.â
Alcir Martins de Oliveira, conselheiro fiscal suplente
âCom a economia estabilizada, temos as melhores esperanças para que 2017 seja o ano inicial do crescimento em todos os setores.â
Elizabeth Flores, diretora secretária
âPenso que 2017 será um ano difÃcil, mas que deverá marcar o inÃcio da transição entre o perÃodo de recessão (2016), no qual enfrentamos a pior crise econômica da história do Brasil com aumento da inflação e altos Ãndices de desemprego, e a retomada do crescimento para o setor lojista, que deverá se consolidar a partir de 2018.â
Márcio Rabelo, diretor de serviços