Contagem regressiva para as promoções: lançada a Black Week Santa Maria
A Black Week Santa Maria foi lançada na noite dessa terça-feira (13) na sede do Diário de Santa Maria. Apesar da chuva, um bom público compareceu pra entender de perto como vai funcionar a campanha fruto da parceria de CDL Santa Maria, Sindilojas Região Centro, Diário, Prefeitura Municipal e Ofertz.
“A idéia é aproveitar esse volume de mídia e de marketing que o mundo inteiro faz convidando as pessoas a consumir durante a Black Friday, um contexto do qual Santa Maria geralmente fica de fora e nosso lojista não realiza vendas. Só assiste as grandes redes e sites venderem pela internet. É uma forma de incentivar o consumidor a comprar do nosso lojista. Mas não se enganem, não é uma data para liquidação de ponta de estoque. É aquele momento em que as pessoas buscam comprar para si. O lojista deve estar preparado para isso”, disse o presidente do Sindilojas Região Centro na abertura do evento.
A presidente da CDL Santa Maria, Marli Rigo, vê na Black Week uma oportunidade de romper paradigmas e rever conceitos. “Quando a idéia foi lançada, ouvi de alguns colegas: ‘promoção agora que vão começar as vendas do natal?’. Mas o varejo mudou porque o consumidor mudou, e as grandes redes varejistas usam a Black Friday para dar o impulso nas vendas nesse período que é o mais esperado. Acho que a Black Week pode dar esse impulso necessário aos pequenos e ajudar a fazer esse dinheiro ficar em Santa Maria, o que ajuda a melhorar a economia”.
O consumidor mudou
Também sobre mudança de comportamento do consumidor e união entre os pequenos lojistas foi a manifestação do diretor comercial do Diário de Santa Maria, Carlos Costabeber. “O jogo mudou. As regras do jogo mudaram. E não basta conhecer o jogo, é preciso saber jogar o jogo. Ou então estamos liquidados. O consumidor sabe as épocas do ano em que há promoções, sabe o preço habitual das coisas. Hoje, o pai de família não deixa mais para comprar uma geladeira, uma televisão, no natal. Ele sabe que poucos dias depois, o mesmo produto estará 30% mais barato. A hora de vender é agora. A Black Friday é uma realidade e veio pra ficar. Mas o pequeno, sozinho, não tem nenhuma chance. A única chance de sobrevivência do pequeno está na união. E é isso que as entidades estão buscando fazer, unir os pequenos”.
Inovar para atrair
“Ações como essa representam a inovação que o setor vem buscando. Se o consumidor mudou, o varejo pode e deve mudar para ir ao encontro de suas necessidades. Inovação nem sempre está ligado à tecnologia, mas a fazer algo que já é feito de forma diferente e obtendo melhores resultados. Santa Maria tem potencial para, em datas como essa, atrair consumidores da região. Mas é preciso criar um ambiente propício e a união de forças pode sim criar esse ambiente”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Ewerton Falk.
A Black Week Santa Maria
A Black Week Santa Maria acontece entre 22 e 25 de novembro. A adesão à campanha é gratuita e qualquer estabelecimento pode participar, desde que se comprometa a fazer promoções reais. Uma equipe do Sindilojas e CDL SM já estão, desde o dia 9 de novembro, visitando lojistas para a entrega dos kits que vão sinalizar as lojas participantes. E não são apenas as lojas do centro a serem convidadas a participar. O comércio dos bairros, como Camobi e Tancredo Neves, além dos shoppings, será contemplado. Aquele lojista que não receber o kit, pode entrar em contato pelo telefone 55 3028 4634 e solicitar.
Programação
Apesar do ponto alto da Black Friday em todo mundo ser na sexta-feira (como o nome sugere) no sábado (24) a Black Week Santa Maria terá intervenções do Sesc Circo no Calçadão, enquanto acontece um encontro de food trucks, também em promoção, na Praça Saldanha Marinho. Na quinta (22), o Diário de Santa Maria traz o encarte oficial da campanha com grande parte das lojas participantes e suas promoções.
Texto: Guilherme Bicca
Fotos: Vanessa Piccinin