Novos gestores chegando: primeira turma da Faculdade do Varejo recebeu certificados na noite dessa quarta-feira

A primeira turma da chamada “Faculdade do Varejo”, curso de Tecnologia em Gestão Comercial, idealizada pela CDL SM em parceria com a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), recebeu seus certificados de conclusão na noite da última quarta-feira (21).

A formatura dos novos gestores aconteceu em meio ao I Simpósio de Tecnologia em Gestão Comercial da faculdade, que tinha como tema “Os desafios para o Varejo de Santa Maria”. A presidente Marli Rigo participou do colóquio ao lado da coordenadora do curso, profesora Diana Delameia; do diretor da Fisma, professor Ailo Sacol; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Santa Maria, Ewerton Falk.

“Persistir, é não desistir no meio do caminho. Felizes das empresas que terão um colaborador preparado saindo desse curso. Em muitos casos, essa pessoa será mais qualificada do que o próprio gestor. Por isso, há a necessidade de se criar a cultura da qualificação. Do gestor entender que ele precisa de pessoas qualificadas ao seu lado”, disse a presidente na fala de abertura do simpósio, saudando aos formandos.

A manifestação foi de encontro à realidade do curso: dos 43 alunos matriculados, quarenta estão no mercado de trabalho em empresas do varejo. Algumas ocupam cargos de gerência e gestão, mesmo sem qualificação, outros galgam essa posição. São profissionais do setor que buscam voluntariamente a qualificação.

Sobre essa necessidade premente por mão de obra qualificada no setor do comércio varejista foi a manifestação do diretor da Fisma, professor Ailo Sacol. “Ninguém desconhece o potencial do varejo. É uma atividade que movimenta, hoje, R$ 200 bilhões só em folha de pagamento. É o segundo setor que mais emprega no país. Mas também, ninguém desconhece as dificuldades que o setor enfrenta. Hoje, existe muito emprego. É uma realidade: não falta emprego. Existe sim uma carência de profissionais qualificados para o setor. Com base nisso, aceitando a provocação da CDL, é que a Fisma aceitou o desafio de instituir esse curso o qual os nossos empresários varejistas gostam de chamar de Faculdade do Varejo”, contextualizou.

O secretário Falk, que também é docente do curso, também frisou a carência de mão de obra qualificada do setor. “Hoje é uma noite de muita felicidade. A realização desse curso é a realização de um sonho. Nasceu pra resolver dois problemas: a falta de mão de obra qualificada para o varejo e a empregabilidade dos profissionais que querem postular essas vagas que requerem a qualificação.

Além da presidente Marli Rigo, estiveram presentes o diretor de Serviços da CDL SM, Márcio Rabelo e o diretor executivo, Carlos Vargas. Todos entregaram diplomas aos formandos e participaram do simpósio, que ainda teve participação efetiva dos alunos, em um debate proveitoso sobre o futuro do varejo em Santa Maria e carreira.