Reportagem do jornal Diário aponta melhora nas vendas de Natal
Não foi um grande aumento, mas lojistas e entidades já veem com bons olhos os números alcançados pelo comércio nas vendas de Natal. Conforme dados divulgados ontem pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), o crescimento real nas vendas ficou em torno de 1% em todo o Estado, em relação ao mesmo perÃodo do ano passado. A expectativa seria de que a alta ficasse na casa dos 3%, no entanto, já é comemorado o fato de o resultado ter sido positivo quando comparado aos últimos três anos.
- Esses números indicam que teremos uma boa reação de vendas de varejo para o ano que vem - aposta o presidente da AGV, Vilson Noer.
Conforme dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas a prazo na semana anterior ao Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, aumentaram 4,72% na comparação com as de 2016. Trata-se do primeiro ano de crescimento após três anos consecutivos de retração: -1,46% em 2016, -15,84% em 2015, e -0,7% em 2014.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) divulgou ontem o resultado das vendas do ano e do perÃodo de Natal. As vendas em shopping no Brasil em 2017 atingiram R$ 147,5 bilhões, um aumento de 5% sobre 2016, maior que os 4% esperado para o perÃodo.
Apenas o perÃodo de Natal movimentou R$ 51,2 bilhões em vendas, um crescimento de 6%. Segundo a entidade, alguns fatores contribuÃram para tais números. Entre eles, os sinais de recuperação lenta e gradual do setor, o programa da liberação das contas inativas do FGTS, responsável por injetar R$ 44 bilhões na economia, e a redução da taxa básica de juros para 7%.
O QUE DIZEM COMERCIANTES E REPRESENTANTES DE ENTIDADES
Sindilojas
O presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, acredita que o Ãndice de aumento de vendas deve ficar em 3%.
"Ainda não tenho dados completos, mas foi muito positivo pelo que conversei com alguns lojistas. Foi melhor do que o ano passado, mas não o tanto quanto esperávamos. Chegamos a projetar algo em torno de 5%, mas acredito que deve ficar perto dos 3% em relação a 2016. Considerando que viemos de uma crise violenta, apenas o fato de as pessoas voltarem a comprar já foi um bom sinal. Isso contando com fatores negativos como parcelamento de salários de servidores públicos e o pagamento do 13º atrasado. Se não fosse isso, terÃamos Ãndices melhores. O horário estendido e a segurança nas ruas levou muitas pessoas à s lojas, apesar de que é apenas no fim do ano que temos a segurança que gostarÃamos de ter o ano inteiro".Â
CDL Santa Maria
Conforme o diretor técnico da CDL, Jacques Eskenazi, uma apuração informal junto de alguns lojistas apontou melhora.
"A maioria comemorou os resultados. Muitos bateram suas metas. Percebemos que houve um aumento na venda de produtos com menor valor agregado. As vendas no domingo, véspera de Natal, foram melhores do que as do domingo anterior (17/12), e influenciaram para que a alta fique entre 1% e 2% em relação ao ano passado."
Royal Plaza
Segundo o administrador do Royal Plaza Shopping, Ruy Giffoni, as vendas de Natal foram muito boas, principalmente na última semana.
"Grande parte dos lojistas atingiu as metas no dia 23, e posso dizer que o pagamento do 13º salário dos servidores do Estado no apagar das luzes foi fundamental para que isso ocorresse. Alguns deles chegaram a 15% de aumento em relação ao ano passado, enquanto outros ficaram entre 3% e 5% abaixo. Mas isso é muito relativo, porque esses números dependem da forma de trabalho e do mix de trabalho que cada lojista dispõe. No geral, as vendas foram muito boas."
Praça Nova
O superintendente do shopping Praça Nova, Leonardo Moretti, ressalta que lojas abertas em dezembro contribuÃram para um bom público.
"Nosso primeiro Natal foi excelente. Novas e importantes operações (lojas) iniciaram as atividades e mais de 40 mil pessoas aproveitaram as opções em compras, gastronomia e entretenimento somente entre 23 e 25 de dezembro. Os eventos embalaram as compras e os clientes aderiram à promoção que vai sortear um carro 0km em janeiro. As vendas seguiram a projeção do varejo para o perÃodo e ficamos felizes em saber que o Praça Nova tornou-se um dos principais pontos de encontro da região nesses últimos meses. Iremos iniciar 2018 com muitas novidades, novas operações e atrações, graças à receptividade de Santa Maria."Â
Lojas Eny
Dentre os lojistas, o diretor das lojas Eny Calçados, Rafael Cechella Isaia, considera que as vendas foram satisfatórias.
"Apesar de o Natal ser a época mais significativa para as vendas, este ano existia um receio em relação aos resultados uma vez que ainda se enfrenta os resquÃcios de uma acentuada crise econômica. Dentro desse contexto, podemos dizer que as vendas foram satisfatórias. Desta forma, acreditamos que elas assinalam novas possibilidades, mais animadoras, a partir de 2018. Tanto que, a partir do inÃcio do mês de janeiro, daremos inÃcio a uma de nossas tradicionais campanhas, o Pega Pega Eny."
Fonte: Jornal Diário de Santa Maria