Duplicação da RSC-287 já: presidente da CDL SM vai a Poa com lideranças locais
Uma reunião realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, com o vice-governador, Gabriel Souza e o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, na manhã desta quinta-feira (4) pode ter sido um grande passo para antecipar a duplicação da RSC-287 no trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais.
A licença prévia da Fepam para o início das obras e a informação de que o número diário de veículos (na verdade eixos) a cruzar pela praça de pedágio de Palma subiu de 10,5 mil, em outubro de 2022, para 12,3 mil, em dezembro do mesmo ano, foram os principais argumentos práticos utilizados pela comitiva santa-mariense. A alta é ainda maior, se considerar que no primeiro mês, o tráfego foi um terço a mais do que a estimativa da concessionária.
A reunião foi iniciativa do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). O encontro contou também com a participação do deputado Beto Fantinel (MDB), da Quarta Colônia, e do reitor da UFSM, Luciano Shuch.
“Os números estimados pela concessionária que justificavam a duplicação para daqui quase vinte anos já se mostraram defasados tão logo foram apresentados. Com a chegada do pedágio de Palma e a divulgação dos primeiros números, ficou claro que nossa região é estratégica e demanda a duplicação tanto quanto ou até mais que outras regiões a nossa frente. Agora, em 2023, os números só crescem e antecipar as obras nesse trecho é de vital importância. Santa Maria, ao fazer movimentos assim, com união entre as entidades, deputados, e até a Universidade, mostra força e união. tenho convicção que vamos conseguir resultados”, diz o presidente da CDL Santa Maria, Márcio Rabelo.
Texto: Guilherme Bicca
Foto: Divulgação