CDL Santa Maria

Romaria da Medianeira: Em sua octogésima edição, o evento terá três dias dedicados à celebração e fomentará o comércio local

O presidente da CDL Santa Maria, Márcio Rabelo, esteve presente no jantar de lançamento da 80ª Romaria Estadual da Medianeira, que reuniu autoridades políticas e religiosas, e representantes de entidades da cidade. O evento ocorreu na noite da última terça feira (08), no Parque da Medianeira, e trouxe novidades importantes para a programação deste ano. 

 

Com o tema “Medianeira: 80 anos de graça e missão”,  a procissão, que homenageia a padroeira do Rio Grande do Sul e reúne milhares de fiéis em Santa Maria, terá três dias de atividades, de 10 a 12 de novembro. É a primeira vez na história que o evento religioso será realizado desta forma. Além disso, a edição contará também com shows nacionais e locais, rústica, trezenas e uma pré-romaria em quatro cidades da região.

 

A abertura oficial acontece no dia 10 de novembro, uma sexta-feira, e contará com um show de abertura, sob comando da Família Lima. Já no dia 11, a programação será a Rústica da Medianeira, outra novidade da edição. No terceiro e último dia (12), a procissão dos fiéis, como ocorre tradicionalmente, terá início às 8h30. Na sequência, os devotos acompanharão a missa presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. O encerramento será à noite, às 19h30, com a Benção da Cidade, realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.

 

A grande novidade da edição, porém, são os três dias de atividade. O presidente da CDL SM, Márcio Rabelo, destacou a importância dessa mudança para o fomento ao turismo religioso na cidade e o estímulo à economia: “a decisão da Arquidiocese de Santa Maria em realizar a 80ª Romaria Estadual da Medianeira com a duração de três dias além de fortalecer o evento, fomentará o turismo religioso na nossa cidade. A retenção do público nesse período irá gerar uma grande ocupação na nossa rede hoteleira, estimulando o consumo nos nossos restaurantes, no comércio e resultando em importante incremento à economia local”. Embora não haja, ainda, uma previsão de público, a expectativa é manter ou até mesmo superar o número registrado no ano passado, cerca de 300 mil pessoas. 

 

Texto: Thalya Paust

Foto: Marceli Rossi/Assessoria de Comunicação ArquiSM