CDL Santa Maria

Novo Calçadão: o que pensam os lojistas duas semanas após a reinauguração

O Calçadão Salvador Isaia teve sua reinauguração no dia 7 de outubro, após cerca de três anos de intervenções superficiais, reformas e reconstrução. Um total de R$ 3,68 milhões foram investidos tanto na infraestrutura de base e galerias, como também na arquitetura e paisagismo. 

O ponto, que é considerado cartão postal de Santa Maria e coração do comércio local, já teve um fluxo estimado em 50 mil pessoas por dia. O que caiu consideravelmente com a pandemia e obras no local.

Hoje, duas semanas após sua reinauguração, o que pensam os lojistas do Calçadão em relação ao espaço revitalizado? Qual o impacto do fim das obras no local? A população voltou a viver o espaço? 

Para Alcir Martins, proprietário da loja Luz da Lua, do Santa Maria Shopping, os sábados voltaram a estar muito próximos daqueles tradicionais sábados no Calçadão: “no sábado, o Calçadão estava lotado com famílias presentes e crianças correndo e brincando. Durante a semana, percebemos as famílias ocupando os bancos. Está um ambiente sadio e muito acolhedor. Essa é a palavra: o Calçadão está muito acolhedor. Podemos dizer que Santa Maria está começando a ter uma nova vida no centro da cidade”

Adriano Saldanha, gerente e sócio-proprietário da Ótica Santamariense, vai na mesma linha e enxerga o Calçadão “pós-reforma” com uma nova perspectiva: “percebo o aumento da circulação das pessoas que agora contam com uma área de passeio maior, e ainda com opções de bancos em praticamente toda a extensão do local. A revitalização ficou à altura da cidade. Agora é esperar a retomada das famílias ao final da tarde para aquele chimarrão e passeio com as crianças. Eu tenho uma perspectiva de que o Calçadão possa ser palco de grandes eventos. Sou saudosista: imagino um Natal maravilhoso, com a chegada do Papai Noel em pleno Calçadão para fechar o ano com chave de ouro, neste espaço que é tão querido dos santa-marienses. 

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria, Márcio Rabelo, o Novo Calçadão requer comemoração e reconhecimento: “comemoração por estarmos aptos a receber as famílias no local, novamente, já que é um ponto por onde todo santa-mariense já passou, ou passará em sua vida. E reconhecimento por concordar que a obra foi entregue com qualidade e o Calçadão voltou a embelezar o Centro Histórico de nossa cidade, como se espera de um cartão postal.

Texto e foto: Guilherme Bicca